sábado, 8 de setembro de 2012

CORRIDA AO DEZ

Facilita: Memorização de operações algébricas e raciocínio.
Material:
Papel, régua e lápis
Como jogar:
Dois jogadores deverão pegar uma folha qualquer e desenhar uma pequena tabela com duas colunas, e no início de cada coluna deverão colocar os seus respectivos nomes.
Feito isso, deverão decidir quem será o primeiro a iniciar, pode ser por par-ou-ímpar ou por outra forma.
O primeiro jogador escreve o número 1 ou 2 do seu lado da tabela. O segundo deve pegar o número anterior, somar mentalmente 1 ou 2 a ele e escrever o resultado na sua parte da tabela, e assim segue, sempre somando 1 ou 2 ao anterior e escrevendo em sua coluna até a soma chegar ao dez.
Ganha aquele que conseguir escrever o número dez primeiro.
Exemplo:
Veja: o primeiro a jogar escreve em sua coluna o número 1 ou o 2. O outro jogador soma, mentalmente, 1 ou 2 ao número escrito e escreve em sua coluna, na próxima linha, a soma obtida. Como na figura abaixo:



Pedro                                   Luiz                                           
-------------------------------------------------
2                                           3
5                                           7
8                                           10






Neste jogo, Pedro começou escrevendo o número 2 em sua coluna, por exemplo (lembre-se, ele poderia escrever o 1 ou o 2). Luiz poderia somar 1 ou 2 ao número escrito por Pedro. Ele somou 1 e escreveu, em sua própria coluna, a soma correta 3.
Pedro poderia somar 1 ou 2 ao 3 de seu colega. Mas ele optou por somar mentalmente 2 e então anotou do seu lado o resultado 5. Após isso, Luiz somou 2 ao 5 de Pedro e escreveu a soma em seu lado. E assim por diante, ao final Luiz soma 2 ao 8 de Pedro, obtendo como resultado o número 10 e, consequentemente, ganha o jogo.
Sugestões:
Em pouco tempo os alunos descobrirão o "macete" para ganhar a CORRIDA AO DEZ. Assim, quando ficar muito fácil, aplique a CORRIDA AO VINTE, CORRIDA AO TRINTA e assim por diante.
Sugerimos também a aplicação do jogo De volta ao “Nada”, onde serão utilizadas as mesmas regras do jogo anterior. Porém, abaixo dos nomes dos jogadores se escreve o número 10. Feito isso, os alunos irão subtrair 1 ou 2 do número 10 até conseguirem chegar primeiro ao zero (nada).

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