O Tangram é um
quebra-cabeça chinês extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e
geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais.
Vamos aprender a fazer um Tangram. Sigam os passos abaixo
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio. As sete peças formam um quadrado.
Com as peças do Tangram pode-se, dentre outras possibilidades, explorar:
- a identificação, comparação, descrição, classificação e representação de figuras geométricas planas;
- as transformações geométricas, através de composição e decomposição de figuras planas;
- a equivalência de áreas;
- a aplicação do Teorema de Pitágoras.
Além
disso, com as sete peças desse quebra-cabeça é possível montar cerca de
1700 figuras dentre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números
e outros, tornando-o um material pedagógico bastante atraente.
Agora vamos aprender a fazer essas figuras
ANIMAIS
Para conhecer melhor o Tangram e explorar algumas de suas possibilidades, clique no link a seguir e bom divertimento !
CAMPEONATO DE TANGRAM
Facilita: Raciocínio e visão espacial.
Indicação: 1º ao 3º ano.
Material:
1 Tangram completo (segue modelo e construção em anexo), papel e lápis.
Como jogar:
Qualquer número de jogadores participando individualmente
Neste jogo, você vai usar as 7 peças do TANGRAM que, dispostas de uma certa forma, representam um quadrado.
Cada participante entra no jogo usando as suas próprias peças, ou seja, as 7 peças de seu encarte.
Combina-se um determinado tempo definido pelos jogadores (5 ou 10 minutos) e, ao sinal de início da partida, cada jogador começa a trabalhar individualmente.
O jogo consiste, em formar o máximo de figuras que representem as seguintes formas geométricas, usando apenas 2 ou 3 peças do tangran para formar cada figura:
• quadrado
• retângulo
• triângulo
Ao formar uma figura, cada jogador deve desenhar o seu contorno numa folha de papel e nomealas. Cada peça pode ser usada novamente, quantas vezes o jogador quiser, para formar outras figuras.
Ao final do tempo estipulado, o jogador que tiver formado o maior número de figuras diferentes será o VENCEDOR.
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